sexta-feira, março 11, 2011

Aconteceu comigo. E contigo, já aconteceu algo assim?

Hoje lembrei de um fato inusitado que me aconteceu.
Eu já estive num enterro errado. Melhor explicar. Eu fui a um enterro que supostamente seria um conhecido meu.
De repente estou em casa e minha mãe vem me dizer que tinha acabado de ver na tv que alguém do meio teatral havia falecido. Quem mãe ? pergunto. Sei lá...um tal de ...suposto nome do conhecido...Que susto levei eu. Tratei de me arrumar pegar mais detalhes com ela e me apressando para ir ao dito enterro. Fui lembrando da pessoa o tempo todo. Puxa vida, mas como ? Assim, tão drasticamente ?
Cheguei lá e de cara  vi logo um dos nossos amigos, ele vinha arrasado. Fiz-lhe um aceno, ele retribuiu. É, era verdade. Lá fui eu, bem no instante que estavam abaixando o caixão para dentro da cova, lágrimas vieram rapidamente, choro compulsivo. As pessoas perceberam e perguntaram se eu queria dá um último adeus, lá fui eu me debruçar no caixão de "suposto conhecido". Chorei, olhei rapidamente para o rosto. Estava irreconhecível. Que fatalidade, meu Deus.
Ofereceram uma carona. Eram alguns amigos dele. Eu não os conhecia. Aceitei. Viemos conversando. Eu lembrando de tantas histórias e eles achando minhas histórias um tanto estranhas. Eles perguntavam, eu não sabia disso sobre ele não, será que estamos falando da mesma pessoa. E eu confirmava. Louca, cega, vivendo uma triste lembrança. E assim foi todo o percurso da carona. Desci e agradeci.
Lembrei que estava marcado um evento de teatro muito importante na cidade. Deviam ter desmarcado, pensei. Mas, assim mesmo fui conferir. Estavam todos lá. Que coisa. Acho que resolveram fazer em homenagem a ele. Entrei. Fui de cara falar com um amigo meu, e dar um longo abraço em comunhão com sua "suposta, também, tristeza". Ele me olhou um tanto admirado e falou : Sandrinha você está assim por causa de uma pessoa que você nem conhecia direito ? Como assim ? Ele era seu amigo ? Claro que sim. Você deve tá brincando...o "nome do suposto falecido", era nosso amigo. Ele desatou a rir. E, para completar minha tamanha falta de atenção, deu notícias a todos ali pertinho que eu tinha ido ao enterro do "nosso amigo ...nome do suposto falecido". Todos desataram a rir de mim, eu feito uma boba , num misto de felicidade e arremate de vergonha por ter pagado mico, fiquei.
E você, já passou algo assim?

Um comentário:

Flávio Furtado de Farias disse...

Esta história eu não conhecia (risos aos montes). Eu fiquei aqui pensando comigo, do povo dentro do carro, até hoje pensando e tentando entender os fatos que você relatou sobre o falecido (mais risos).